quarta-feira, 10 de setembro de 2025

O EVANGELHO IMUTÁVEL VS TRADIÇÕES ROMANAS


A passagem de 𝐆𝐚́𝐥𝐚𝐭𝐚𝐬 𝟏:𝟖-𝟏𝟏 diz o seguinte na Almeida Corrigida Fiel (ACF):
𝟖 Mas, ainda que nós mesmos, ou um anjo do céu, vos anuncie outro evangelho além do que já vos temos anunciado, seja anátema.
𝟗 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
𝟏𝟎 Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
𝟏𝟏 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
𝐄𝐱𝐩𝐥𝐢𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚 𝐏𝐚𝐬𝐬𝐚𝐠𝐞𝐦
𝟏. 𝐎 𝐏𝐞𝐫𝐢𝐠𝐨 𝐝𝐞 𝐮𝐦 “𝐎𝐮𝐭𝐫𝐨 𝐄𝐯𝐚𝐧𝐠𝐞𝐥𝐡𝐨” (𝐯. 𝟖-𝟗)
O apóstolo 𝐏𝐚𝐮𝐥𝐨 alerta os gálatas sobre a possibilidade de que 𝐨𝐮𝐭𝐫𝐨𝐬 𝐞𝐧𝐬𝐢𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐢𝐟𝐞𝐫𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐄𝐯𝐚𝐧𝐠𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐯𝐞𝐫𝐝𝐚𝐝𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐬𝐞𝐣𝐚𝐦 𝐩𝐫𝐞𝐠𝐚𝐝𝐨𝐬 a eles. Ele chega a dizer que, 𝐦𝐞𝐬𝐦𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐮𝐦 𝐚𝐧𝐣𝐨 𝐝𝐨 𝐜𝐞́𝐮 viesse pregar algo diferente do que ele já havia ensinado, esse anjo deveria ser considerado anátema (amaldiçoado, condenado por Deus).
Isso indica que 𝐨 𝐄𝐯𝐚𝐧𝐠𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐯𝐞𝐫𝐝𝐚𝐝𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐞́ 𝐢𝐦𝐮𝐭𝐚́𝐯𝐞𝐥 𝐞 𝐝𝐞𝐟𝐢𝐧𝐢𝐭𝐢𝐯𝐨. Nenhuma tradição, nova revelação ou ensino adicional pode alterá-lo.
Paulo reforça essa advertência no verso 9, repetindo o alerta de que 𝐪𝐮𝐚𝐥𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐮𝐦 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐫𝐞𝐠𝐚𝐫 𝐚𝐥𝐠𝐨 𝐚𝐥𝐞́𝐦 𝐝𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐨𝐬 𝐜𝐫𝐢𝐬𝐭𝐚̃𝐨𝐬 𝐣𝐚́ 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐛𝐞𝐫𝐚𝐦 𝐝𝐞𝐯𝐞 𝐬𝐞𝐫 𝐫𝐞𝐣𝐞𝐢𝐭𝐚𝐝𝐨. Essa repetição enfatiza a gravidade do problema e indica que falsos mestres já estavam tentando desviar os crentes na Galácia.
𝟐. 𝐎 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐚𝐝𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐒𝐞𝐫𝐯𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐫𝐢𝐬𝐭𝐨 𝐍𝐚̃𝐨 𝐁𝐮𝐬𝐜𝐚 𝐀𝐠𝐫𝐚𝐝𝐚𝐫 𝐇𝐨𝐦𝐞𝐧𝐬 (𝐯. 𝟏𝟎)
Aqui, Paulo afirma que 𝐬𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐞𝐬𝐬𝐞 𝐭𝐞𝐧𝐭𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐚𝐠𝐫𝐚𝐝𝐚𝐫 𝐡𝐨𝐦𝐞𝐧𝐬, 𝐧𝐚̃𝐨 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐫𝐢𝐚 𝐬𝐞𝐫 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐫𝐢𝐬𝐭𝐨. Isso mostra que a fidelidade ao Evangelho 𝐧𝐞𝐦 𝐬𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞 𝐬𝐞𝐫𝐚́ 𝐩𝐨𝐩𝐮𝐥𝐚𝐫 e pode gerar oposição.
Muitos líderes religiosos, em todas as épocas, adaptam a mensagem para agradar ao público, mas Paulo ensina que a fidelidade a Deus é mais importante do que a aceitação dos homens.
𝟑. 𝐎 𝐄𝐯𝐚𝐧𝐠𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐍𝐚̃𝐨 𝐕𝐞𝐢𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐇𝐨𝐦𝐞𝐧𝐬, 𝐌𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐃𝐞𝐮𝐬 (𝐯. 𝟏𝟏)
Paulo deixa claro que 𝐨 𝐄𝐯𝐚𝐧𝐠𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐞𝐥𝐞 𝐩𝐫𝐞𝐠𝐨𝐮 𝐧𝐚̃𝐨 𝐭𝐞𝐯𝐞 𝐨𝐫𝐢𝐠𝐞𝐦 𝐞𝐦 𝐭𝐫𝐚𝐝𝐢𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐡𝐮𝐦𝐚𝐧𝐚𝐬, 𝐦𝐚𝐬 𝐟𝐨𝐢 𝐫𝐞𝐯𝐞𝐥𝐚𝐝𝐨 𝐝𝐢𝐫𝐞𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐩𝐨𝐫 𝐃𝐞𝐮𝐬. Isso reforça a autoridade do ensino apostólico, pois ele não veio da lógica humana, da filosofia ou de tradições religiosas, mas de uma 𝐫𝐞𝐯𝐞𝐥𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐢𝐯𝐢𝐧𝐚.
𝐐𝐮𝐞𝐦 𝐄𝐧𝐬𝐢𝐧𝐨𝐮 𝐄𝐬𝐬𝐚 𝐃𝐨𝐮𝐭𝐫𝐢𝐧𝐚?
𝐎 𝐩𝐫𝐨́𝐩𝐫𝐢𝐨 𝐚𝐩𝐨́𝐬𝐭𝐨𝐥𝐨 𝐏𝐚𝐮𝐥𝐨 ensinou essa doutrina, inspirado pelo Espírito Santo.
Ele recebeu sua mensagem 𝐝𝐢𝐫𝐞𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐞 𝐉𝐞𝐬𝐮𝐬 𝐂𝐫𝐢𝐬𝐭𝐨 e não dos homens. Isso é confirmado logo no verso seguinte:
“𝐏𝐨𝐫𝐪𝐮𝐞 𝐧𝐚̃𝐨 𝐨 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐛𝐢, 𝐧𝐞𝐦 𝐚𝐩𝐫𝐞𝐧𝐝𝐢 𝐝𝐞 𝐡𝐨𝐦𝐞𝐦 ——𝐚𝐥𝐠𝐮𝐦, 𝐦𝐚𝐬 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐫𝐞𝐯𝐞𝐥𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐉𝐞𝐬𝐮𝐬 𝐂𝐫𝐢𝐬𝐭𝐨.”
(Gálatas 1:12)
Isso significa que 𝐏𝐚𝐮𝐥𝐨 𝐧𝐚̃𝐨 𝐟𝐨𝐢 𝐞𝐧𝐬𝐢𝐧𝐚𝐝𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐨𝐬 𝐨𝐮𝐭𝐫𝐨𝐬 𝐚𝐩𝐨́𝐬𝐭𝐨𝐥𝐨𝐬 𝐧𝐞𝐦 𝐩𝐨𝐫 𝐫𝐚𝐛𝐢𝐧𝐨𝐬 𝐣𝐮𝐝𝐚𝐢𝐜𝐨𝐬 quando começou a pregar o Evangelho. Ele recebeu a mensagem diretamente de Cristo, o que reforça a autoridade divina do que ele escreveu.
𝐀𝐩𝐥𝐢𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐏𝐫𝐚́𝐭𝐢𝐜𝐚
1. 𝐎 𝐄𝐯𝐚𝐧𝐠𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐧𝐚̃𝐨 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐫 𝐚𝐥𝐭𝐞𝐫𝐚𝐝𝐨 – Nenhuma nova revelação, tradição ou ensino pode modificar o Evangelho original pregado pelos apóstolos.
2. 𝐅𝐚𝐥𝐬𝐨𝐬 𝐞𝐧𝐬𝐢𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐞𝐯𝐞𝐦 𝐬𝐞𝐫 𝐫𝐞𝐣𝐞𝐢𝐭𝐚𝐝𝐨𝐬 – Mesmo que pareçam espirituais, milagrosos ou venham de figuras importantes (até “anjos do céu”), se forem contrários ao Evangelho, devem ser considerados 𝐚𝐧𝐚́𝐭𝐞𝐦𝐚.
3. 𝐀𝐠𝐫𝐚𝐝𝐚𝐫 𝐚 𝐃𝐞𝐮𝐬 𝐞́ 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐚𝐠𝐫𝐚𝐝𝐚𝐫 𝐡𝐨𝐦𝐞𝐧𝐬 – O verdadeiro servo de Cristo não compromete a mensagem para ser popular.
4. 𝐎 𝐞𝐧𝐬𝐢𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐏𝐚𝐮𝐥𝐨 𝐭𝐞𝐦 𝐚𝐮𝐭𝐨𝐫𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐢𝐯𝐢𝐧𝐚 – Ele não inventou sua mensagem, nem a recebeu de homens, mas de 𝐉𝐞𝐬𝐮𝐬 𝐂𝐫𝐢𝐬𝐭𝐨.
𝐂𝐨𝐧𝐜𝐥𝐮𝐬𝐚̃𝐨
Essa passagem é um forte alerta contra qualquer tentativa de modificar o Evangelho. No contexto histórico, Paulo estava combatendo os 𝐣𝐮𝐝𝐚𝐢𝐳𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬, que tentavam impor a necessidade de guardar a Lei de Moisés para a salvação. Hoje, esse princípio continua válido contra qualquer acréscimo ao Evangelho puro de Cristo, seja por 𝐭𝐫𝐚𝐝𝐢𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐫𝐞𝐥𝐢𝐠𝐢𝐨𝐬𝐚𝐬, 𝐧𝐨𝐯𝐚𝐬 𝐫𝐞𝐯𝐞𝐥𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐨𝐮 𝐞𝐧𝐬𝐢𝐧𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐡𝐮𝐦𝐚𝐧𝐨𝐬.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário