sábado, 21 de agosto de 2021

A ROCHA É JESUS NÃO PEDRO


ROCHA É CRISTO JESUS Vindo Jesus à região de Cesareia de Filipo, perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que é o Filho do Homem? Eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou algum dos profetas. Ele disse-lhes: E vocês, quem dizem que sou eu? Respondendo Simão Pedro, disse: Você é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então respondeu-lhe Jesus: Bem-aventurado és, Simão, filho de Jonas, porque não te revelou carne nem sangue, mas o meu Pai que está nos céus. E eu também te digo, que tu és Pedro, e sobre esta rocha edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela. E a ti darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que amarrarés na terra será amarrado nos céus; e todo o que desencadeares na terra será desencadeado nos céus. Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissem que ele era Jesus o Cristo." Mateus 16: 13-20
Jesus diz estas palavras em dois lugares em Mateus, primeiro, em Mateus 16, e segundo em Mateus 18 e em ambos os cristo ensina exatamente o mesmo. Em nenhum momento Jesus está argumentando que podemos pedir a Deus o que nos ocorrer, de fato, Jesus nem está ensinando como devemos orar. Como já tínhamos analisado o verso anterior, essa análise vai nos ajudar a ter uma ideia melhor.
As chaves do Reino
Primeiro, é claro que o verso 19 é dirigido a Pedro. Jesus usa a palavra sy (sy) que é o singular (você), em vez de usar o plural ymin (hym în) [1]. Mas, o que são estas chaves do reino dos céus? Todo o Novo Testamento nos deixa claro que a única coisa que uma pessoa precisa para entrar no céu, ou para ter vida eterna é ter fé em Cristo.
A passagem então deve ser tomada como algo figurativo, e não como que precisamos obter umas chaves especiais para poder abrir a porta do céu; e nem nos ensina que Pedro é o goleiro do céu, que permite ou evita que alguém entre nele. Nós sabemos que só Deus tem esse poder e ninguém mais. Essas chaves, como veremos, foram entregues a todos os apóstolos, sem distinção.
Para entender melhor que estas chaves representam, leiamos o que diz em Lucas 11:52,
"!! Ai de vocês, intérpretes da lei! porque tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e os que entravam impediram-no." Lucas
 
Ocultar tradução
 
Classifique esta tradução
12
5 comentários
20 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Compar

Nenhum comentário:

Postar um comentário